Proposta Pedagógica   Metodologia

Objetivo

A Escola Pedro Apóstolo adota uma metodologia em que o professor é o mediador no processo de aquisição do conhecimento e na interação entre os alunos. O processo de aprendizagem compreende igualmente a interação dos alunos entre si, essencialmente a socialização e neste sentido a proposta pedagógica da escola se baseia na teoria interacionista. Considerando que a Escola tem o objetivo de socializar o aluno, o ensino por  “Projetos” é a forma pedagógica mais propícia, e sua organização didática conta com o processo da interdisciplinaridade entre os conteúdos, usando temas transversais, além dos eixos de trabalho programados.

Como Funciona

Na programação escolar, sempre há a construção de projetos, baseados no interesse e necessidade dos alunos. O desenvolvimento e a construção do conhecimento dos alunos e suas realizações, asseguram o aprimoramento de habilidades e capacidades, ampliando os conceitos de todos os envolvidos no segmento educativo e garantindo gradativamente a apropriação da independência e autonomia.

Desse modo, os procedimentos metodológicos utilizados na Escola Pedro Apóstolo, estimulam tais interações, favorecendo ações coletivas, em que os alunos tornem-se sujeitos de sua aprendizagem, apropriando-se e reelaborando o conhecimento em função de suas experiências, considerando a sua subjetividade neste processo em que aprender não é memorizar conteúdos e ensinar não é repassar conteúdos prontos, ou seja, requer do educador o constante repensar de sua prática. Criar, inovar, inventar e reinventar.

Prioriza-se em nosso dia-a-dia que o aprender para o educando deve ser um convite, onde ele possa soltar a imaginação, a paixão e o risco por explorar novos caminhos permitindo que as escolas deixem de ser formadas por compartilhamentos fechados, faixas horárias fragmentadas, arquipélagos de docentes, e passem a se converter em comunidade de aprendizagem, onde a paixão pelo conhecimento seja a divisa e a educação de melhores cidadãos o horizonte ao qual se deve-se dirigir.


Nessa direção, é importante ressaltar que a metodologia de trabalho adotada na prática pedagógica da Escola Pedro Apóstolo, define-se de maneira ativa, variada e significativa, indo além da mera explanação oral pelo professor, através do emprego de estratégias como trabalho dirigido, trabalhos em grupo, práticas dialógicas, debates, pesquisas escolares, vídeos, apresentações, produções de materiais (textos, painéis, cartazes...), atingindo sempre que possível a realidade através de pesquisas de campo, experimentações, aulas-passeio, visita a exposições etc., isto porque a discussão em torno da formação de competências ou a construção de conceitos chama a atenção para o fato de que a transferência ou mobilização dos conhecimentos aprendidos não acontece automaticamente, mas se dá “por meio do exercício e de uma prática reflexiva, em situações que possibilitem mobilizar saberes, transpô-los, combiná-los, inventar uma estratégia original a partir de recursos que não a contém e não a ditam”. (PERRENOUD, 2000, p. 17)

Visando a criatividade, criticidade, o espírito investigativo e a criação autônoma do educando na Educação Infantil e Fundamental da Escola Pedro apóstolo, objetivará a formação de suas competências e habilidades através de uma metodologia holística, numa abordagem progressista levando-se em conta a promoção do ensino com pesquisa.