Notícias

Você conhece a nossa história?

 

Respeito ao próximo, igualdade, humildade e liberdade de expressão. Esses foram os principais valores que inspiraram a criação da Escola Pedro Apóstolo. Vinte anos depois, a instituição orgulha-se de ter mantido seu foco e expandido sua atuação. Sediada em um terreno localizado no bairro Capão Raso, com 2.984 metros quadrados, atualmente atende 254 alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II e oferece período vespertino, bilíngue, intermediário, integral e integral bilíngue.

 

A Escola Pedro Apóstolo foi fundada em 1997 por Odilon Augusto Paschoal e Dircea Paschoal. A ideia do casal era que a escola apresentasse um ensino no qual o aluno pudesse ser visto como único e que as habilidades dele fossem valorizadas e estimuladas por meio de aulas dinâmicas, turmas reduzidas, professores capacitados comprometidos e experientes com o olhar cuidadoso e atendimento individual.

 

“A Escola surgiu com um sonho que aos poucos foi tomando forma. Nossa ideia sempre foi fazer a diferença na área de educação e oferecer um ensino significativo, que fosse voltado para a formação integral dos alunos, como estudante, e como ser humano”, comenta Dircea Paschoal.

 

Além da formação dos alunos, a constante atualização dos professores também é uma das missões da Pedro Apóstolo. Além de valorizar profissionais altamente qualificados no mercado, a escola organiza grupos de estudo de leitura, atualidades e vivência entre os seus professores como forma de incentivo e de promover a troca de cultura e conhecimentos.

 

Ensino personalizado e projetos para vivenciar o aprendizado

 

Um dos diferenciais da Escola Pedro Apóstolo é a proposta pedagógica baseada em projetos. “Desde o ensino infantil os alunos trabalham desta forma. A cada trimestre, professores realizam uma assembleia na qual é escolhido o tema do Projeto a ser desenvolvido pela turma. O tema escolhido é trabalhado através da construção de novos conhecimentos e serve como base para atividades em sala de aula e de campo, as chamadas vivências, que podem ser visitas a museus, parques, biblioteca, entrevistas, experiências, entre outros”, conta Ana Claudia Simões, diretora pedagógica da Escola.

 

Além dos projetos, o conteúdo curricular é desenvolvido paralelamente em sala de aula. Disciplinas como o inglês são introduzidas em grade desde o ensino infantil, assim como música e movimento, que trabalha a psicomotricidade e ao longo dos anos são direcionadas atividades de consciência corporal e cultural nas modalidades de judô e capoeira.

 

Os materiais pedagógicos utilizados são de diferentes e conceituadas editoras: FTD- Saraiva- Ática- Spione- Oxford- Richmond. De acordo com Ana Claudia, a escolha levou em conta o protagonismo do aluno aliado ao conteúdo e metodologia da Escola.

 

O protagonismo dos alunos também é algo singular na Pedro Apóstolo. Todo o corpo pedagógico da escola e demais funcionários prestam atendimento personalizado, com relatórios periódicos e reuniões individuais com os responsáveis.

 

“Podemos dizer que este é um dos valores dos quais mais temos orgulho na Pedro Apóstolo. Fazemos questão de conhecer todos os alunos e suas particularidades, tornando a escola um braço de sua família”, afirma Odilon Paschoal.

 

O espaço físico da escola conta com salas de aula equipadas com TV e Multimídia, laboratório de Ciências, sala de arte, sala multimídia, biblioteca, ambiente de leitura, ginásio de esportes coberto, sala de música, refeitório, parque, pátio ao ar livre, pátio coberto, brinquedoteca, parquinho de madeira, horta, jardim encantado, sala de jogos, entre outros.

Períodos de estudo que se adequam a todas as realidades

 

A Escola Pedro Apóstolo oferece ainda quatro modalidades de período de ensino para se adequar a todas as realidades das famílias.

 

O período vespertino, das 13h10 às 17h30 (Educação infantil) e das 13h10 às 17h40 (Ensino Fundamental), em que é ensinado o conteúdo didático correspondente à faixa etária dos alunos com aulas variadas inclusas na grade - como judô, capoeira e música (dependendo da faixa etária) - e curriculares – português, matemática, etc.

 

O período intermediário, das 11h15 às 18h30, em que, além de frequentar as aulas do período vespertino, o aluno também faz refeições na escola (almoço, lanche da tarde e jantar).

 

O período integral, das 7h30 às 18h30, em que o aluno participa de oficinas pela manhã, faz refeições na escola (café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar) e faz a imersão no conteúdo didático curricular no período vespertino. Dentre as oficinas estão dança, arte, futsal, culinária e apoio pedagógico.

 

O período integral bilíngue, das 7h30 às 18h30, em que o aluno participa de oficinas pela manhã e aprende a língua inglesa por meio de aulas como culinária, teatro, jogos, conversação e gramática. Ainda neste período o estudante tem apoio pedagógico. No período vespertino, ele faz refeições na escola e imersão com o conteúdo didático curricular.

 

Aulas opcionais e cantina orgânica

Escola também é lugar de aprender uma nova atividade. Por isso a Escola Pedro Apóstolo oferece aulas opcionais para que os alunos possam praticar as atividades que apresentam aptidão aprimorando sua técnica com o auxílio de um professor especialista da área. São elas: futsal, violão, dança e ginástica rítmica.

 

Alimentação também é coisa séria e por isso a cozinha da Pedro Apóstolo produz todos os alimentos que comercializa. No preparo das refeições e lanches são utilizados alimentos orgânicos plantados na horta da Escola e as receitas são livres de corantes artificiais, com baixo teor de açúcar e gorduras, e os sucos e chás 100% naturais. A dieta programada para os lanches e refeições dos períodos integrais é acompanhada diariamente por uma nutricionista que reveza entre a instrução na preparação dos alimentos, conservação e manipulação destes em conjunto com a cozinheira; e na supervisão dos alunos durante as refeições incentivando-os a experimentar novos sabores Todo início de mês é enviado aos pais um cardápio da rotina alimentar dos lanches programados.

Voltar
foto 99
zoom